5 Dicas para uma comunicação eficaz no trabalho

5 Dicas para uma comunicação eficaz no trabalho

Uma Comunicação Eficaz tem o poder de influenciar, conquistar e desenvolver competências. É a chave que proporcionou ao homem desde o início dos tempos todo conhecimento e através de sua evolução é que vivemos hoje todo progresso econômico social de nossa sociedade.

Comunicação eficaz no contexto empresarial acontece quando existe uma perfeita troca de informações, utilizando-se para isso, um conjunto de procedimentos e técnicas, estabelecendo um canal de interação para o alcance dos objetivos tanto entre os clientes internos quanto os clientes externos da organização.

Componentes que formam a comunicação

Emissor: quem envia a mensagem.
Receptor: aquele que recebe a mensagem.
Linguagem: são códigos utilizados para a transmissão das informações.

Mensagem: o conjunto de informações repassadas, utilizando-se de um canal transmissor seja através da fala, telefone, e-mail, rede sociais, rádio, televisão, jornais, etc.

Sabemos que no dia a dia de trabalho utilizamos várias outros tipos de comunicação, como por exemplo, expressões corporais, por meio de gestos, olhares, sorrisos, respiração, que denominados de linguagem não verbal.

Atualmente a comunicação empresarial configura um elemento tão importante, que faz parte da estratégia empresarial.

5 dicas para uma comunicação eficaz

1 – Boa Dicção: o uso correto das palavras e sua pronuncia, faz com que o conteúdo da mensagem seja bem entendido pelo receptor.

2 – Saber evidenciar conhecimentos: é a projeção de uma personalidade forte e segura, com capacidade de convencer e vender suas ideias.

3 – Ser bom ouvinte: para constituir uma comunicação eficaz, precisa haver perfeita troca de informações, por isso, saber ouvir é tão importante quanto saber falar.

4 – Cooperação: se o canal transmissor das informações for bem utilizado e seus receptores tiverem completo entendimento da mensagem, consequentemente, acaba surgindo um espírito de ajuda, ou seja, acabam comprando a ideia.

5 –  Geração de bons relacionamentos: se o conteúdo de uma mensagem, for bem transmitido, certamente vai gerar menos conflitos pessoais, cultivando bons relacionamentos no dia a dia de trabalho.

(Fonte: Atitude e Negócios) 

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