9 dicas para aprimorar suas habilidades de comunicação

9 dicas para aprimorar suas habilidades de comunicação

Boa comunicação é essencial para que você seja bem-interpretado e valorizado em seu ambiente de trabalho. Confira nove dicas práticas que podem ajudá-lo

A comunicação é um aspecto essencial da vida humana. Não basta apenas falar, você também precisa ser entendido de maneira coerente com suas intenções de discurso. Para aprimorar suas habilidades de comunicação, seja na vida pessoal ou na carreira, confira nove dicas práticas que podem fazer a diferença.
 Veja nove dicas para aprimorar suas habilidades de comunicação:
 
1. DEMONSTRE SIMPATIA
Antes de atingir a essência de sua conversa, ou seja, seu verdadeiro objetivo, garanta que a pessoa se sinta bem-vinda e confortável em sua presença, evitando mal entendidos e preconceitos.
 
2. CONECTE-SE

Durante a conversa, procure fatores entre vocês que podem ser utilizados como iniciativa para uma conexão maior, em nível pessoal, se possível. Destinos de viagem, músicas e até mesmo filhos podem ser assuntos de possível interesse mútuo.
 
3. MANTENHA-SE POSITIVO
Não importa qual seja a reação da pessoa e como estejam suas expectativas, procure manter o equilíbrio e a educação, para que em nenhum momento você perca a razão.
 
4. CUIDADO COM O TOM DE VOZ
O que você deseja falar pode ser uma boa mensagem, mas o tom de voz utilizado pode fazer com que você seja mal interpretado. Cuidado com os limites delicados entre a agressividade e a firmeza e não deixe que sua confiança passe por cima dos sentimentos dos outros.
 
5. FOQUE-SE NOS RESULTADOS
É importante definir quais são os resultados que você deseja obter com a conversa, para que ela seja objetiva e não seja bombardeada com argumentos desnecessários e coadjuvantes.
 
6. APRENDA A OUVIR
Contato visual é um dos elementos essenciais da comunicação. Além disso, é necessário cuidar para não interromper ninguém. Deixe a pessoa expressar tudo que deseja e não imponha suas opiniões para os outros.
 
7. PROCURE DICAS NÃO VERBAIS
Fique atento para a linguagem corporal. Se a pessoa está com os braços cruzados, por exemplo, pode ser um indicativo que não está satisfeito com o que ouve.
 
8. PEÇA FEEDBACK
Pergunte para a pessoa se ela entendeu realmente o que você quis dizer e garanta que a comunicação entre vocês esteja clara e transparente.
 
9. NÃO ABANDONE A PESSOA DEPOIS DA CONVERSA

Seja claro sobre as ações que você irá tomar depois que vocês conversarem. Não deixe que a pessoa se sinta relegada depois da conversa, mas procure fazer o que é chamado de “follow-up”, ou seja, mande um e-mail ou ligue para saber como a pessoa está reagindo depois da conversa e das decisões.

(Fonte: Universia) 

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