O que faz uma Comunicação Empresarial realmente efetiva?

O que faz uma Comunicação Empresarial realmente efetiva?

Uma das questões mais levantadas quando se trata de garantir eficiência organizacional, é como garantir uma comunicação empresarial realmente eficaz.

Portanto, com essa questão em mente, ele levantou pilares que, se trabalhados em conjunto, são facilitadores para qualquer empresa atingir esse objetivo. Confira:

#01 Agilidade
“Quanto tempo é necessário para levar aquela diretriz estratégica quentíssima até os colaboradores? 30 longos dias até o material ficar pronto? Bom, esqueça o sucesso disso. É preciso ser ágil ao tirar a mensagem do planejamento e levá-la até o quadro de funcionários.

Ao usar vídeos na comunicação empresarial, por exemplo, não basta apenas acreditar nesta estratégia e ponto final. É preciso fazer com que esse vídeo chegue rápido e com qualidade a cada destino traçado, a cada pessoa que precisa ser atingida.”

#02 Interatividade
“Seu funcionário está conectado, usa Dropbox, Twitter, Linkedin, Spotify e Netflix. Ele quer interagir. Não trate suas redes internas (ou mesmo externas) como uma via de mão única e sem qualquer charme de design. Repito: ele utiliza as principais redes sociais e apps do mercado e quer uma experiência positiva também na empresa.

Mais do que apenas receber informações e conteúdo, as pessoas querem ser ouvidas, querem atenção. E, por isso, é importante que você dê isso a elas: um canal de comunicação funcional em através do qual elas tenham voz e visibilidade.

A comunicacão empresarial não pode ser mais de mão única.”

#03 Mobilidade
“Lembra que mencionei que as pessoas estão conectadas? Pois é, e elas estão em dispositivos móveis boa parte do tempo. Uma pesquisa recente mostra que 4 em cada 5 usuários de internet possuem um smartphone e que 47% dos entrevistados têm um tablet. Não dá para deixar o mobile de lado na hora de fazer uma comunicação empresarial eficaz, certo?

Você precisa garantir que sua mensagem será acessível também desse tipo de dispositivo ou corre o risco de perder muito em sua estratégia e resultados.”

#04 Capilaridade
“Aqui a coisa começa a ficar ainda mais séria. Adianta você atingir apenas os funcionários de uma unidade ou de uma cidade? Provavelmente não, já que isso vai representar uma falha no alinhamento da equipe, no repasse de informações e na sua própria comunicação empresarial.

É preciso utilizar a tecnologia para fazer com que sua comunicação alcance o maior número de lugares possíveis e o maior número de pessoas também. Pode até haver restrições de acesso nesse caminho, segmentações e direcionamentos, mas sua empresa precisa ser capaz de entregar a mensagem onde quer que seja e com qualidade máxima!”

#05 Engajamento
“Talvez essa seja a palavra mais falada do momento. Sua empresa vai ficar alheia a isso? Espero que não.

Um caso de uso inteligente é dar ao colaborador a chance de ter papel ativo nesse processo de comunicação empresarial. Dessa forma, uma pessoa do comercial pode contar para o restante do time quais técnicas de venda são mais eficazes ou qual discurso tem melhor apelo. Isso é fundamental para trabalhar uma gestão do conhecimento compartilhada e tirar da empresa o papel único de gerador de informação qualificada.”

#06 Monitoramento de Resultados
“Você pode fazer todos os passos anteriores e não ter a menor ideia do que está acontecendo e dos resultados que sua comunicação empresarial está trazendo. Aí, sinceramente, não adianta nada.

É fundamental compreender quem está acessando suas mensagens, de qual dispositivo ela está, a qual área da empresa ela pertence, sua faixa etária, e até mesmo cruzar esses dados com avaliações de desempenho e produtividade de cada colaborador.

Só assim é possível validar o seu projeto e realmente entender se sua comunicação empresarial é eficaz e eficiente.”

#07 Transparência
“Por fim, mais do que de uma tecnologia de ponta e de uma mensagem bem produzida, você precisa ser sincero e transparente em sua comunicação empresarial.

Ficar tentando maquiar a imagem e o posicionamento da sua empresa frente ao público, ou sua verdadeira situação frente aos colaboradores, só vai enfraquecer sua marca e impedir que ela receba feedbacks verdadeiros de quem mais importa.”

(Fonte: Sambatech/Adaptada) 

Lista de notícias

Contato