Os 5 passos da comunicação eficiente

Os 5 passos da comunicação eficiente

Há tempos escuto uma frase que particularmente me incomoda bastante: “Eu sou responsável pelo que eu falo e não pelo que você entende!”. Se a comunicação vem do Latim communicare, que significa, “tornar comum”, não consigo aceitar muito bem alguma comunicação que se dê sem tornar seu objeto comum entre os envolvidos. Comunicação é sim dizer e se certificar que o outro entendeu o que você quis dizer.

Cada dia mais a multiculturalidade tem nos batido a porta. Temos uma avalanche de informações diárias que nos tiram o foco de atenção facilmente e ao mesmo tempo nos fazem ter cada dia mais percepções diferentes sobre o mundo. Portanto, pensamos diferente, agimos diferente e somos compostos por informações, impressões, visões e experiências diferentes.

Tentar uniformizar um entendimento em um cenário tão plural como este é utopia. Cada um acaba tendo uma interpretação diferente do que ouve, vê, cheira, toca ou degusta. O que é bom para mim pode não ser bom para você. Desta forma diversa estamos construindo novas culturas, novos entendimentos, evoluindo e nos tornando cada vez mais complexos.

Comunicar-se hoje em dia é muito mais do que falar, realmente é falar e fazer com o seu interlocutor te compreenda.

Nas Organizações a comunicação tem sido cada dia mais o fator central da improdutividade. Um estudo realizado em 2009 pelo Project Management Institute Brasil (PMI Brasil), um dos maiores institutos especializado em Gestão de Projetos do Mundo, aponta que 76% dos projetos fracassam por problemas de comunicação.

O gestor eficiente tem que coordenar a comunicação e assumir a responsabilidade de fazer a comunicação fluir em todos os sentidos em sua equipe. Cabe ao gestor garantir que cada um dos membros de sua equipe tem informações suficientes para executar suas atividades no tempo e com a qualidade adequada.

Então vamos aos 5 passos para que sua comunicação seja eficiente:

1- Planeje sua comunicação: Saiba muito bem qual é o objetivo de sua comunicação. O que vai falar, para quem vai falar e qual ação esta sua comunicação deve desencadear.

2- Envie sua comunicação: Verbal, não-verbal, escrita, corporal, etc. Comunique-se, da maneira mais eficiente que estiver ao seu alcance.

3- Certifique-se de que sua comunicação foi recebida

4- Certifique-se de que sua comunicação foi compreendida

5- Certifique-se de que a ação objetivada foi realmente executada.

(Fonte: Administradores)


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