Comunicação positiva e relacionamentos: o que você precisa saber?

Comunicação positiva e relacionamentos: o que você precisa saber?

Para a manutenção das relações humanas saudáveis, a comunicação deverá permitir uma conexão entre duas ou mais pessoas. Para que haja interação e gerar sintonia e comprometimento, o processo comunicativo deverá ser positivo.

Infelizmente muitas pessoas não sabem se comunicar, e em muitos momentos, já tivemos que lidar com indivíduos que não possuem nada de positivo para verbalizar, acarretando em nós, uma perda de energia.

Quando a linguagem é neutra a troca de informações fica mais limpa, pois a base da comunicação positiva é não praticar julgamentos. É muito assertivo emitirmos mensagens verdadeiras e honestas respeitando sempre o ponto de vista do outro. No mundo corporativo, por exemplo, algumas situações comunicativas colaboram para o insucesso na carreira como a insegurança ao se posicionar na fala e as fofocas que provocam os ruídos na equipe. Lembremse sempre que comunicar não é apenas passar uma informação, ou seja, é falar e ser compreendido. A gestão de relacionamento e também a comunicação passam pela empatia, e o segredo é colocar-se no lugar do outro por um tempo e procurar entendê-los, aprendendo com isso, a dar e receber feedbacks.

Uma das principais características da comunicação positiva é fazê-la através de mensagens objetivas com conteúdo honesto sem desrespeitarmos a opinião do
outro.  É muito importante observarmos a nossa linguagem corporal, pois o nosso corpo fala através de gestos e posturas. Quando utilizamos uma linguagem positiva, os conflitos são reduzidos e as atitudes defensivas dos nossos interlocutores também o são.

Partindo do princípio de que a comunicação é uma ferramenta eficiente capaz de promover uma sinergia, seja no universo corporativo ou não, quando mal estruturada, pode ocasionar os piores resultados dentro de uma empresa, entretanto, dentro de uma estrutura adequada quando o destinatário compreende e interpreta a mensagem pode-se dizer que o processo foi muito bem sucedido. A comunicação em geral possui diversos níveis e atinge pessoas diferentes cujas crenças e personalidades também são diferentes. O ideal é conhecer o receptor e construí-la de modo que seja congruente de acordo
com a realidade de cada um.

Que o ato de comunicar-se positivamente seja resultado de uma cultura organizacional e que envolva todos os sujeitos. Que haja uma consciência coletiva sobre a importância da comunicação eficiente não só dentro das empresas, mas também, nos relacionamentos interpessoais.

(Fonte: Acessa.com) 

Lista de notícias

Contato