Covid-19 pode causar sequelas irreversíveis, aponta estudo

Covid-19 pode causar sequelas irreversíveis, aponta estudo

Por mais que ainda exista uma grande incógnita sobre as sequelas causadas pelo coronavírus, médicos e cientistas se unem para desvendá-las. Entre eles estão o médico cardiologista Dr. Roberto Yano e o neurocientista português Fabiano de Abreu.

Os dois escreveram um artigo científico publicado pelo International Journal of Development Research sobre os futuros problemas causados pela Covid-19.

Sequelas neurológicas

Para o neurocientista Fabiano Abreu, alguns problemas podem durar o resto da vida, como a perda de alguns sentidos. "Pacientes com Covid-19, mesmo recuperados, ainda sofrem com a mudança no paladar e olfato, que pode ser irreversível. Isso está relacionado à lesão causada, principalmente, nos neurônios sensoriais, primários", ressaltou Abreu.

Fabiano afirma ainda que a doença pode causar traumas em nossa capacidade cognitiva e preocupa-se principalmente com a saúde mental da população, que vive uma situação de pandemia pela primeira vez na vida.

Problemas cardiovasculares

“Com relação ao coração é irrefutável que, nos casos mais graves da infecção, exista uma probabilidade de ocorrer sequelas cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, infarto e AVC”, disse o médico cardiologista Dr. Roberto Yano.

Segundo levantamento feito pela Universidade de Medicina de Washington, nos Estados Unidos, três em cada dez infectados pela Covid-19 apresentaram sequelas da doença por nove meses após a recuperação. A pesquisa mostrou que o mesmo aconteceu com pacientes que apresentaram sintomas leves e moderados da doença.

(Fonte: TecMundo)

Lista de notícias

Contato