Neve no estado de São Paulo: massa de ar polar pode causar fenômeno

Neve no estado de São Paulo: massa de ar polar pode causar fenômeno

A empresa de meteorologia MetSul divulgou na segunda-feira (17) que uma massa de ar polar que atinge o Brasil nesta semana deverá fazer nevar em alguns locais pouco habituados a esse tipo de evento, como o estado de São Paulo.  O instituto classificou o fenômeno como um "evento histórico de frio e neve".

A chegada da massa de ar polar deve provocar ar gelado, nebulosidade e instabilidade em altas altitudes, com diferentes previsões para a presença de neve conforme algumas simulações.

Algumas indicam o evento somente em regiões já acostumadas ao fenômeno meteorológico como o Planalto Sul Catarinense, os Aparatos da Serra no Rio Grande do Sul, o Norte Gaúcho, alguns pontos do Oeste e Meio-Oeste Catarinense e o Planalto de Palmas no Paraná.

Projeção que indica neve até o sul de São Paulo (Fonte: MetSul/Divulgação)

Neve inédita

Porém, algumas projeções indicam a ocorrência de neve em locais que, segundo o MetSul, nunca viram "ou que não testemunham o fenômeno por décadas". Entre eles, o “Uruguai, perto da cidade de Buenos Aires e nas províncias argentinas de Santa Fé e Entre Rios, na maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e até em Curitiba e no sul do estado de São Paulo”.

Para a empresa de meteorologia, a "probabilidade de neve é altíssima", mas a confirmação só será possível nos próximos dias quando projeções mais precisas forem realizadas.

A previsão do tempo para a capital paulista na próxima sexta-feira (21), segundo dados do instituto Climatempo, prevê temperatura máxima de 14 graus, mínima de 10 graus, e mais frio intenso para o final de semana.

(Fonte: TecMundo)

Lista de notícias

Contato