Quatro segredos para enfrentar o medo de falar em público

Quatro segredos para enfrentar o medo de falar em público

Falar em público sempre foi um desafio para a maioria de nós. São raros os profissionais que não sentem um friozinho na barriga quando estão no centro das atenções de uma platéia. A situação pode se tornar ainda pior se essa platéia for composta por nossos pares, pessoas com o mesmo objeto de trabalho que o nosso e com formação semelhante.

Nesse momento, nossa competência técnica, fruto de longos anos de esforço e dedicação será exposta. Mas isso não é ruim. Pelo contrário. Pode ser a oportunidade que temos de apresentar nossas ideias e alavancar nosso prestígio.

Contudo, o impacto positivo dessa nossa exposição dependerá essencialmente da nossa habilidade comunicativa, em apresentar de forma clara, concisa e tranquila o nosso conteúdo.

Mas como conseguir isso, se no momento da fala muitos de nós sentimos tamanho desconforto que, em alguns casos, comprometem fortemente a qualidade da nossa comunicação?

Leia com atenção as dicas abaixo e aprenda a lidar com o estresse desse momento.

1 - Use a mobilização fisiológica a seu favor: Falar em publico gera alteração nos níveis de frequência cardíaca, de cortisol e até do tom de voz, para todos nós. Não fuja dessa ativação. Aprenda a usá-la a seu favor.

2 - Não fuja: O processo de estresse é parte indissociável da tarefa de falar em público e contribui para o resultado da performance final. Os sinais de estresse não são em si mesmo, negativos. Eles dependem essencialmente da avaliação de danos que fazemos diante daquela situação. Encare a situação como um desafio e não com uma ameaça.

3 - Desenvolva o desejo genuíno de se comunicar: É essencial que você identifique sua capacidade de  comunicar-se nas diferentes situações do dia-a-dia. Faça uma avaliação dessa capacidade e transporte-a para a situação de fala em público. Não há regras. Não é preciso ser o mais extrovertido nem o mais brincalhão. Mas, ao falar em público, é fundamental desejar transmitir uma mensagem a seu público.

4 - Cuide de sua comunicação visual: É importante que você se sinta confortável e seguro visualmente. Roupa, cabelo e maquiagem devem estar de acordo como seu biotipo, idade, temperamento e ocupação profissional, Procure escolher roupas que melhor se adaptem a essas características, dando preferência a cortes clássicos e com poucos detalhes. Quanto às cores, verifique as que melhor lhe favorecem e use no máximo três tons de cada vez. Habitue-se a olhar sua imagem no espelho. Seja realista e critico, sem exagerar. Procure valorizar suas qualidades e neutralizar seus defeitos. O seu bem estar interno, será assim, melhor traduzido.

Parece difícil? Insista! Dê o primeiro passo enão espere uma transformação já na sua primeira exposição.Assim como pra qualquer habilidade novaa prática e a repetição são fundamentais e vão pavimentar o seu caminho para uma comunicação melhor e , por que não, uma vida melhor!

(Fonte: A Tribuna)


Lista de notícias

Contato