Regras básicas de comunicação na empresa

Regras básicas de comunicação na empresa

Muito cuidado deve ser tomado ao nos comunicar, justamente por causas das barreiras existentes na decodificação das mensagens que buscamos transmitir. Em uma organização atuamos ao mesmo tempo como transmissor e como receptor com nossos colegas, superiores e clientes. Apenas uma palavra pronunciada fora de hora, pode nos acarretar muitos problemas.

Alguns pontos devem ser considerados em nossas comunicações, justamente pelas principais barreiras existentes, seja na emissão, quando criamos dificuldades na formação da ideia ou na recepção, quando a pessoa capta nossa mensagem.

Problemas que geram a emissão deturpada:

A. Timidez e o nervosismo;
B. Falar demais ou corrido;
C. Má dicção, pobreza de vocabulário;
D. Querer impor assuntos que “acredita” dominar;
E. Dominar pouco um determinado assunto;
F. Falar termos difíceis;
G. Tendência a exagerar ou distorcer um fato ao comunicar;
H. Falta de tempo;
I. Diferenças individuais;
J. Preconceitos entre pessoas ou assuntos;
K. Distância da chefia com os funcionários;
L. Distância entre os próprios funcionários etc.

Problemas que deturpam a recepção:

A. Pessoas bloqueadas que ouvem o que querem e não o que falamos;
B. Pessoas que modificam as informações para como elas gostariam que fossem;
C. Pessoas que imaginam o que falamos;
D. Pessoas que escutam só o que já ouviram antes;
E. Pessoas que ouvem o que não está sendo dito;
F. Pessoas que imaginam o que queremos dizer;
G. Pessoas que ouvem o que sentem;
H. Pessoas que tem opinião formada e não aceitam novas idéias;
I. Pessoas que só ouvem o que lhes agrada.

Para podermos quebrar as barreiras da comunicação, precisamos adotar os sete comportamentos básicos de educação, transformando-os em princípios de relacionamento:

1) A palavra menos importante: “EU”;
2) A palavra mais importante: “NÓS”;
3) As 2 palavras mais importantes: “Muito Obrigado”
4) As 3 palavras mais importantes: “Faça o Favor”
5) As 4 palavras mais importantes: “Qual a sua opinião”
6) As 5 palavras mais importantes: “Você fez um bom trabalho”
7) As 6 palavras mais importantes: “Admito que o erro foi meu”

Variáveis da Comunicação
No nosso relacionamento, quer na empresa, como em todas as atividades existentes em nossa vida, empregamos a todo o momento formas de comunicações, as quais são classificadas em verbais e não verbais.

A comunicação verbal consiste por sua vez em outras duas formas, essas formas são expressas em escrita e oral. Elas são efetuadas geralmente com consciência das intenções a serem transmitidas, como;

• - Oral: diálogos, ordens, pedidos, conversas, comunicação telefônica, radio, televisão, canal de voz, debates, palestras, entre outras.

• - Escrita: Ofícios, cartas, e-mail, letreiros, bilhetes, cartazes, circulares, livros, jornais,

Por sua vez, as comunicações não verbais, geralmente fogem dos nossos controles, por essa razão elas podem ser fruto dos reflexos momentâneos, elas são classificadas em conscientes e inconscientes, espelhando muitas vezes mensagens diferentes daquelas que nossa fala ou escrita transmite, as principais são:

• - Comunicação por mímica - são os gestos com as mãos, com o corpo, com a face do rosto, com as sobrancelhas...

• - Comunicação pelo vestuário - compreende as cores, tipo e forma como nos vestimos. A nossa apresentação pessoal, identifica a nossa personalidade.

• - Comunicação com o olhar - Se os olhos são o espelho da alma, eles também expressam suas mensagens, isso pode constatar na forma de olhar, de encarar as pessoas, em sua cor ou na dilatação ou contração da pupila.

• - Comunicação postural - A forma como sentamos, a posição de nosso corpo revela muito dos nossos sentimentos, uma pessoa que fica com o braço cruzado é porque ela não se sente bem em determinado momento ou circunstancia, ou seja, ela fica em defesa.

(Fonte: Portal Educação) 

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